Arroz de Cá e Lá (8 pessoas)

Quando se misturam alimentos da terra e do mar chamam-lhe isso mesmo. Eu que vivo cá na terra fiz um arroz com feijão de cá com peixe e marisco de lá.

 

Ingredientes:

1 Posta de garoupa com mais ou menos 1/2kg

1/2kg de amêijoas

1/2kg camarão

10 Mãos de arroz Carolino Bom Sucesso

1 Cebola grande picada grosseiramente

1 Lata pequena de feijão branco

1 Lata grande de tomate pelado

3 Dentes de alho laminados

6 Folhas de louro

1 Molho de coentros

Azeite a cobrir o fundo

 

Caldo das cabeças e cascas do camarão

Retire as cabeças e as cascas aos camarões, reserve os camarões. Num tacho ponhas as cabeças e as cascas,  cubra generosamente de água e deixe ferver 5 minutos, com a varinha desfaça tudo e passe por uma rede, se achar que tem pouco caldo deite mais água a ferver por cima e volte a passar. Reserve.

 

Para a confecção do arroz

Num tacho médio ponha a cebola com os alhos, o louro, o azeite, a posta de peixe e junte os coentros com um pouco do caldo. Quando o peixe estiver quase cozido retire para um prato para desmanchar e tirar a pele e as espinhas, reserve.

No molho que ficou da cozedura do peixe, deite o arroz, e vá deixando cozer sempre mexendo e acrescentando caldo. Com o arroz ainda um pouco rijo deite o feijão, as amêijoas e o camarão. Quando as amêijoas abrirem e os camarões ganharem cor, está pronto. Por fim,  junte mais caldo generosamente e apague o lume, assim o arroz fica malandrinho, com caldo.

1

2

3

4

5

6

7

8